JORGE LORENZO CAMPEÃO MOTOGP 2015 ...

November 13, 2015

A corrida mais esperada dos últimos anos por tudo o que aconteceu nas últimas provas desta temporada, teve como grande vencedora a Yamaha, a Dorna e a FIM, toda a audiência gerada graças a um final de campeonato que ninguém esperava ou imaginava.

Prefiro analisar esta prova como uma corrida já esperada, inclusive pelo próprio Valentino Rossi, sair da última posição e chegar em quarto não só por sua habilidade inquestionável sobre uma motocicleta mas principalmente por quase todos os pilotos não exigindo grande disputa, coisa mais que normal em qualquer modalidade onde envolve motores, onde pilotos que não tem chances para serem campeões abrirem caminho para aqueles que ainda tem. Coisa que infelizmente o piloto Marc Marquez fez questão de mudar durante a ultima prova no Grande Prêmio da Malásia, onde claramente deu passagem para o conterrâneo Jorge Lorenzo mas fechou as portas e brigou com todas suas forças quando Rossi tentou a ultrapassagem.
Este foi apenas um dos ingredientes colocados nesta temporada, claro que houve outros onde destaco para mostrar que esta temporada tinha tudo para dar no que deu. Rossi e Marquez se engalfinharam, na Argentina, melhor para Rossi, mas as faíscas realmente explodiram na etapa de Assen na Holanda, onde as voltas finais foram mais insanas dos últimos anos, quando na entrada do “S” final da última volta, Marquez colocou por dentro espremendo Rossi, sem lugar para ir o italiano simplesmente atravessou a área de brita saindo na frente de Marquez e vencendo a prova. Para mim esta foi a grande prova do ano onde Rossi mostrou que não entregaria o título para o seu até então amigo e protegido (comercialmente) MM, mas por outro lado estes acontecimentos entre outros gerou um mal estar entre ambos, e levando Lorenzo a entrar em desavenças verbais com Rossi.
Hoje acaba a temporada e Jorge Lorenzo vence com todos os méritos, mas quem realmente ganhou com tudo isto foi a Yamaha, a DORNA e a FIM pelo menos neste instante, para mim os maiores perdedores foram Marc Marquez e Jorge Lorenzo, quanto a Rossi certamente o seu trono e o seu cetro continuam mais que assegurados, para quem dúvida basta rever as imagens do Rossi no final da prova de hoje entrando para os boxes, um corredor humano de torcedores e mecânicos (inclusive das outras equipes) aplaudindo e reverenciando Il Dottore.
 
Mas acredito que a prova de hoje ainda se estenderá e ainda teremos algumas surpresas, como pro exemplo, o team Yamaha conseguirá unir a equipe para 2016? A marca Sector No Limits tirou o seu patrocínio para Lorenzo quando o mesmo tentou intervir no processo onde Rossi pleiteava um perdão junto ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), será que outras marcas sairão da MotoGP? O que podemos esperar para a próxima temporada onde a eletrônica e os pneus serão iguais para todos?
 
O piloto Valentino Rossi diz que 2016 será o seu ultimo ano competindo na MotoGP e certamente que fará de tudo para levar o que pode ser a última chance de um 10º titulo. A Honda nem por sonho espera perder mais este titulo e certamente virá com todas as suas armas. As chamadas equipes satélites e privadas esperam obter melhores resultados e assim poderem sonhar com pódios. Então acredito que poderemos ter uma temporada 2016 com mais disputas e mais emoções.
 
Texto: Johanes Duarte

​Fotos: Scott Jones

 

 

Please reload

© 2016 Photo and Road - ALL RIGHTS RESERVED

GET MORE FROM THE TEAM:

  • Instagram Clean
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean