Honda reduz em mais de 7 mil toneladas as emissões de CO2 da sua fábrica de automóveis

November 25, 2015

 

Parque eólico de Xangri-Lá (RS) completa um ano de operação suprindo 100% do total de energia elétrica consumido pela planta de Sumaré (SP)

 

Há um ano, a Honda dava mais um grande passo na sua trajetória de empresa referência em gestão ambiental. Em 26 de novembro de 2014, era inaugurado o primeiro parque eólico da Honda Energy do Brasil, pioneiro no setor automotivo nacional e no grupo Honda no mundo. Localizado em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, o empreendimento já gerou mais de 60.000 MW e permitiu a redução de 7.475 mil toneladas de CO2 emitidas no meio ambiente, o que representa 30% do total gerado pela fábrica da Honda Automóveis localizada em Sumaré, interior de São Paulo.

 

A expectativa é de resultados ainda melhores para os próximos anos com a previsão de maior favorabilidade dos ventos. “Esse é nosso primeiro parque eólico no mundo e tem sido um aprendizado diário. Os resultados desse primeiro ciclo foram dentro do esperado, os equipamentos estão funcionando a todo vapor e estamos orgulhosos de ver os nossos automóveis serem produzidos a partir do uso de energia 100% limpa e renovável”, comenta Carlos Eigi, presidente da Honda Energy do Brasil.

 

Parque eólico da Honda é referência mundial

 

Desde que a construção do parque eólico foi iniciada, em outubro de 2013, a Honda fez investimentos na ordem de R$ 100 milhões para a implementação total do projeto. Desde 26 de novembro de 2014, a unidade produz energia suficiente para atender toda a demanda de energia elétrica da fábrica da Honda Automóveis em Sumaré, que tem capacidade produtiva anual de 120 mil carros.

 

No último mês de outubro, o parque eólico registrou o melhor desempenho desde a sua inauguração. Ao todo, foram gerados 8.627 MW de energia limpa no período. O resultado, além de atender toda a demanda de energia elétrica da fábrica de automóveis de Sumaré, que opera na capacidade máxima, também gerou energia excedente que foi vendida para o mercado livre.

 

Os equipamentos da Honda Energy são um dos maiores do Brasil. As nove torres, com capacidade individual de 3MW, têm 94 metros de altura e o ponto mais alto do conjunto alcança 150 metros. As 27 pás, por sua vez, possuem 55 metros e 15 toneladas cada. 

 

O parque eólico da fabricante japonesa ainda é o único do setor automotivo nacional a obter o Certificado de Energia Renovável cedido pela ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica) e pela Abragel (Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa).

 

TEXTO: Honda / S2Publicom

FOTOS: Honda

 

 

 

Please reload

© 2016 Photo and Road - ALL RIGHTS RESERVED

GET MORE FROM THE TEAM:

  • Instagram Clean
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean