
Começou neste sábado dia 2 de janeiro o Dakar 2016, o maior rally do planeta chega a sua 36ª edição e terá o prólogo e mais treze etapas, a maior parte deverá ocorrer dentro da Argentina e algumas passando pelo sul da Bolivia.
O prólogo realizado na cidade de Buenos Aires na Argentina teve como objetivo definir a ordem de largada para o que seria a primeira etapa no domingo, porém as fortes chuvas na cidade de Rosario fez com que a organização cancelasse esta etapa.
A classificação entre as motos foi do espanhol Joan Barreda do HRC team e do português Ruben Faria da Husqvarna dividindo a primeira colocação, ambos fizeram o mesmo tempo de 6min27seg para percorrer os 11 km do circuito, em terceiro ficou o português Helder Rodrigues da equipe Yamaha. O representante brasileiro Jean Azevedo que também compete no team HRC ficou em 17º no geral. Sem a presença do francês Cyril Despres que neste ano compete entre os carros na equipe Peugeot e do espanhol Marc Coma que agora faz parte da organização do evento, veremos quem será o novo campeão do Dakar.
O melhor piloto entre os carros foi o holandês Bernhard Ten Brinke competindo com um Toyota, entre os quadriciclos o mais rápido foi o chileno Ignacio Casale com um Yamaha.
O rally reinicia hoje à partir das 6:30hrs da manhã com a segunda etapa que acontecerá entre Villa Carlos Paz (Córdoba) e Termas de Rio Hondo (Santiago del Estero).
Fotos: Dakar