
Para uso urbano ou na Estrada, a Honda CB 500X cai como uma luva quando o assunto é conforto e manobrabilidade
A CB 500X faz parte do trio de motocicletas que combina o mesmo motor e chassi, basicamente a CB 500F a CBR 500R e a CB 500X utilizam os mesmo componentes, o que muda? Na CB 500F o visual é do segmento naked, tem um desenho mais despojado com uma pequena carenagem envolvendo o farol e aletas laterais para ajudar na coleta do ar para o refrigeração do radiador; na CBR 500R a sua aparência é mais esportiva e com carenagem completa; já a CB 500X tem um visual claramente inspirada na VFR 1200X Crosstourer (que não é mais importada para o Brasil), o que muda é a carenagem superior envolvendo o tanque de combustível, o farol e a lateral do radiador, também conta com um pequeno e bom para-brisa. Outro detalhe determinante para este modelo em relação as outras duas motocicletas é curso das suspensões, na X a suspensão dianteira tem 140 mm enquanto nas demais o curso é de 120 mm, na traseira o curso é de 118mm e nas outras é de 119 mm; esta pequena mas substancial alteração nas medidas das suspensões deram a este modelo um folego maior para encarar com muito mais facilidade a buraqueira, lombadas e depressões das cidades, além de encarar sem nenhum problema estradas de terra de chão batido, infelizmente seria necessário um aro dianteiro maior para poder utilizar um pneu on-off e assim enfrentar com mais facilidade um barro e pedregulhos em estradas rurais.
Voltando para a cidade os seus grandes trunfos são, o conforto transmitido pelas eficientes suspensões, pelo assento largo e de dois níveis, guidão alto e pedaleiras bem posicionadas, dando o posicionamento típico das big trail para encarar boas horas de estrada. O motor bicilindrico DOHC, 4 tempos e refrigeração liquida trabalha macio para proporcionar 50,4 cavalos de potencia máxima, transmissão de seis velocidades e sistema de injeção eletrônica PGM FI, o seu torque máximo é de 4,55 kgf.m a 7000 rpm, nada mal para seus dois cilindros que respondem de maneira muito satisfatória.
Aros de 17 polegadas com pneu traseiro nas medidas 160/60 e dianteiro de 120/70, freio dianteiro com disco de 320 mm e traseiro com 240 mm. A altura do solo até o assento é de 810 mm nada mal para pessoas com altura mediana, eu tenho 1.72 metros e me sinto muito confortável quando a motocicleta está parada. Esta versão testada era equipada com ABS, acessório cada vez mais presente em todos os modelos produzidos, montados ou importados para o Brasil.
Aliás este é um detalhe que também tem mudado, no inicio da implantação do sistema com ABS as motocicletas tinham um preço muito mais elevado, agora a diferença tem caído e com isto incentivado mais aqueles clientes que pensam primeiramente no valor da motocicleta. Segundo o Contran em sua resolução 509, a partir de 1º de janeiro de 2016 10% das motocicletas montadas ou importadas para o Brasil deverão possuir ABS ou CBS (Combined Braking System), gradativamente as fábricas deverão instalar o ABS em 100% dos modelos até 2019.
Para completar, este modelo tem um belo display digital com todas as informações necessárias e botões de comando no guidão que incluí o de sinal de alerta para as paradas de emergência no acostamento.
Resumo
A Honda CB 500X pode ser uma excelente motocicleta de média cilindrada tanto para o uso diário quanto para o uso na estrada, encara sem nenhum problema uma viagem com direito a garupa.
A versão com ABS é disponibilizada nas cores branca perolizada ou preta fosca, na versão standard a cor é vermelha perolizada. Preço sugerido ao mercado das concessionarias é de R$ 26.198,00 reais com ABS e R$ 23.590,00 reais para a versão STD exclusivamente em seu hotsite.
Especificações
Motor: Bicilindrico em linha, DOHC, refrigeração liquida
Cilindrada: 471cc
Potência: 50,4 cv a 8.500 rpm
Torque: 4,55 kgf.m a 7.000 rpm
Transmissão: 6 marchas
Suspensão dianteira: garfo telescópico, 140 mm de curso
Suspensão traseira: monoamortecimento, 118 mm de curso
Freio dianteiro: 320 mm de diâmetro, ABS
Freio traseiro: 240 mm de diâmetro, ABS
Tanque: 17.3 litros
Peso seco: 180 kg std – 182 kg ABS
Peso total: ND
Fotos: Johanes Duarte