Kawasaki Versys 1000 Grand Tourer 2016

February 25, 2016

 

 

Se uma boa estradeira touring necessita de um motor potente e conforto, esta motocicleta é a Kawasaki Versys 1000 Tourer

 

Normalmente as motocicletas chamadas de “Touring” são modelos como BMW 1600 GT/GTL, Kawasaki Concours, Honda GL 1800 Gold Wing, Yamaha FJR 1300, Harley-Davidson Ultra Limited, estes são apenas alguns dos modelos tradicionalmente denominados como Touring, eu incluiria neste segmento várias das motocicletas chamadas de Big Trail ou Adventure, neste caso testado a Kawasaki Versys 1000 Tourer. Dois pontos são muito importantes quando o assunto é viagem, potência e conforto e a Versys 1000 Tourer se encaixa perfeitamente neste segmento.

 

Este modelo se soma a outras Big Trail com roda dianteira de 17 polegadas, ou seja, para uso quase que exclusivo no asfalto, mas como avaliamos ela também encara uma estrada de terra, de preferencia com piso batido. Aqui no Brasil ela concorre com outras motocicletas neste mesmo perfil como a, Honda VFR 1200X, Ducati Multistrada 1200, BMW S 1000XR, todas Big Trail com perfil de aro 17.

 

Visualmente observamos uma Big Trail semi-carenada (parte superior) com um desenho moderno que suporta um duplo conjunto ótico e já vem com faróis de neblina de série, um assento com dois níveis e com bom encaixe inclusive para pilotos de estatura mais elevada, cavalete central e um escapamento do tipo 4-1-2, realmente uma linda motocicleta. Vamos aos detalhes, logo atrás do seu para-brisa  ajustável visualizamos o painel bipartido, de um lado o tradicional conta-giros mecânico, do lado direito o LCD digital com todas as informações disponíveis como velocímetro, odômetro parcial e dois parciais, temperatura do ar, relógio, combustível, consumo médio e instantâneo do combustível e autonomia restante, por último temos dois modos de pilotagem, F (Full) e L (Low) e três opções de controle de tração chamado de KTRC. São dois controles para acessar estas informações, um ao lado da manopla esquerda e outro ao lado do painel.

O guidão tem desenho alto e bem escalonado para o seu propósito além de já acompanhar o protetor de mãos, como já disse o assento em dois níveis é bem confortável, as pedaleiras também estão bem posicionadas completando os três pontos para um bom posicionamento. O tanque suporta 21 litros item mais que necessário se a ideia é viajar. Na traseira as alças laterais reforçam a segurança para o garupa, o top case acomoda dois capacetes e  junto com os dois laterais tem tamanho suficiente para levar o necessário para uma viagem, a lanterna traseira tem um bom tamanho e tem iluminação de LED.

 

O motor é o grande ponto forte deste modelo, afinal de contas 1.043 cc em linha e com uma eletrônica que a deixou mansa quando necessário e brava quando solicitada, é o sonho de consumo de uma boa “aventureira”.

Dentro deste motor com refrigeração liquida, DOHC, temos 16 válvulas e muita elasticidade, o câmbio de seis marchas assim como o motor trabalha liso, preciso e macio. O forte chassi em alumínio ajuda não somente no peso mas também na rigidez, detalhes super importantes em motocicletas deste porte.

 

As suspensões são quase esportivas, na dianteira invertida Kayaba tem 43 mm de diâmetro com regulagem de retorno e pré-carga de mola ajustáveis e com 150 mm de curso, na traseira o monoamortecedor também tem regulagem de retorno e pré-carga da mola ajustáveis manualmente, não precisa de nenhuma chave e também conta com 150 mm de curso. Os freios com pinças Tokico tem duplo disco na dianteira, com 310 mm de diâmetro e duplo pistão, na traseira o disco simples de 250 mm de diâmetro tem pistão simples, ambos com  ABS.

 

O que na básica seria acessório neste modelo é item de serie, slider na carenagem, farol de neblina, top case, lateral case, protetor de motor, protetor de mãos e adesivos anti-risco no tanque de combustível, só estes itens daria um bom valor.

No mercado a Kawasaki Versys 1000 Grand Tourer chega ao preço sugerido de R$ 56.990,00 reais e tem como opções de cores, preta e laranja.

 

Em resumo, esta maravilhosa máquina é um grande convite a aventure, a pegar uma estrada e ir longe, conforto, potência e muita tecnologia embarcada lhe darão uma sensação de querer ir mais longe.

 

 

 

Versys 1000 Grand Tourer

Motor: 4 cilindros, DOHC, refrigeração liquida, 16 válv.

Cilindrada: 1.043 cc

Potência: 120 cv a 9.000 rpm

Torque: 102 N.m. a 7.500 rpm

Transmissão: 6 marchas

Suspensão dianteira: invertida, 43 mm diâ.,150 mm de curso

Suspensão traseira: monoamortecedor, 150 mm de curso

Freio dianteiro: 310 mm de diâmetro, ABS

Freio traseiro: 250 mm de diâmetro, ABS

Tanque: 21 litros

Peso seco: ND  

Peso total:  250 kg

 

 

 

Please reload

© 2016 Photo and Road - ALL RIGHTS RESERVED

GET MORE FROM THE TEAM:

  • Instagram Clean
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean