ATV Can-Am Outlander­­ 2016

February 26, 2016

 

A empresa canadense Can-Am / BRP é uma gigante do setor off-road com os ATV e UTV, além da linha de Spyder, de snowmobile, moto aquáticas Sea-Doo, aviação, vagões de trem entre outros produtos. No Brasil a empresa atua com os produtos Can-Am e Spyder.

O seu fundador, o canadense Joseph-Armand Bombardier, iniciou a sua saga em 1937 quando criou o seu primeiro modelo de snowmobile em Valcourt, Quebec, mas somente em 1942 é que ele viria a fundar a empresa L'Auto-Neige Bombardier Limitée. A invenção dos snowmobile não é do senhor Bombardier mas ele trouxe um alto grau de qualidade aos seus produtos e com a popularização deste produto os habitantes das regiões inóspitas do Canadá puderam se mobilizar durante os longos meses de inverno, coisa que até o começo do século 20 era feito basicamente a pé ou com um trenó puxado por cães.

No Brasil a Can-Am iniciou as suas atividade em 2003, desde então ela tem oferecido inúmeros modelos de ATV (quadriciclos), UTV, Spyder e as moto aquáticas Sea-Doo.

 

Nesta semana tivemos a oportunidade de experimentar dois modelos da série Outlander, o XT-P quadriciclo para duas pessoas e o 6x6 XT focado para o trabalho, seria uma hexaciclo?

No Brasil os ATV ainda são utilizados quase que na sua totalidade para lazer, principalmente para o uso turístico, mas também para competições e uso rural, já na América do Norte a utilização para trabalho no campo é bastante grande, assim como para caça, pesca e turismo também.

 

 

Outlander XT-P

A série Outlander compreende modelos voltados para trabalho e lazer, sendo o XT-P testado um destes, com muita tecnologia embarcada é sentar e a diversão está garantida, seja trabalhando ou curtindo uma trilha.

A sua base é feita com um chassi tubular de aço chamada de SST G2, a sua mecânica é um V-Twin Rotax 1000R, ele tem exatos 976 cc produzindo 89 cavalos, refrigeração liquida, injeção eletrônica, oito válvulas e uma transmissão CVT (continuously variable transmission) com opção de dois modos de pilotagem, L (low) e H (high), a tração pode ser selecionada em 4x2 ou 4x4 com um diferencial dianteiro autoblocante chamado de Visco-Lok QE, a direção assistida (DPS) tem três modos de escolhas deixando o guidão mais solto nas velocidades mais altas ou com mais assistência para as situações de maior impacto, como trilhas com muita pedra, buracos ou troncos.

O conjunto de suspensão é equipado com amortecedores FOX 1.5 Podium RC2 com ajustes de compressão, retorno e pré-carga na mola, na dianteira tem braço duplo em A, na traseira independente com braço limitador de torção (TTI). Rodas de 12 polegadas em alumínio fundido do tipo beadlock com pneus Carlisle radial 26x8-12 especial para uso off-road. Os freios são ventilados com 214 mm de diâmetro, duplo na dianteira e simples na traseira, com duplo pistão.

O painel analógico conta com velocímetro e conta-giros, o digital tem conta-giros com barra numérica, hodômetro total e parcial, horímetro, posição de marcha, indicador do 4x4 ativado, relógio, temperatura e indicador de combustível.

O sistema ótico dianteiro é composto por dois faróis de 60W e dois de 55W, na traseira duas lanternas e dois refletores, complementando, na extremidade do chassi tem local para atrelar uma caçamba ou atrelar um cabo e puxar um tronco ou algo semelhante.

Este Outlander XT-P vem com inúmeros itens de série, como, tomada de 12 volts para carregar GPS ou celular, guincho elétrico da marca Warn que suporta 3.000 libras e acompanha controle remoto com fio, para-choque dianteiro e traseiro, rack dianteiro com capacidade de 45 kg e traseiro para 90 kg, guidão de alumínio montado com protetor de mãos. O veículo testado estava com o chamado “Trunk box” case de 86 litros que é excelente para levar “quase” tudo, também é oferecido manoplas aquecidas, ambos os itens são vendidos como acessórios.

 

 

 

Outlander 6x6 XT

Mecanicamente falando são poucas as diferenças entre este 6x6 e a versão do XT-P. Este ATV de seis rodas tem como principal proposta o trabalho, a sua tração selecionável em 4x4 ou 4x6, os amortecedores das suspensões são padrões, as rodas são de alumínio fundidas mas de desenho tradicional, mas a sua principal diferença está no assento exclusivo para o piloto e no espaço e capacidade e transporte da sua caçamba, são 318 kg e mais 45 no rack dianteiro, além de poder rebocar 750 kg. Com estes números da para imaginar o suporte que este veículo pode proporcionar ao trabalhador na zona rural,  podendo transportar ferramentas, ração para o gado e uma infinidade de itens utilizados no trabalho do campo.

 

No mercado brasileiro o o XT-P tem o preço sugerido de R$ 67.690,00 reais e o 6x6 XT tem o preço sugerido de R$ 60.550,00 reais.

Lembrando sempre que estes veículos assim como os demais ATV e UTV dentro do Brasil não tem autorização para o tráfego em ruas, avenidas, ou auto estrada, sejam elas municipais, estaduais ou federais. O seu uso é limitado a área privada, como sitio, fazenda ou algo do gênero.

 

Agradecimentos especiais ao executivo Adilson Greco Gaspar da Can-Am e a todos os amigos do kalango Cego Racing por disponibilizar toda a sua área para a produção das imagens, além da IMS Racewear pelos equipamentos disponibilizados para este teste.

 

ESPECIFICAÇÕES

 

Outlander XT-P

Motor: Rotax V-Twin, OHC, refrigeração liquida, 8 válv.

Cilindrada: 976 cc

Potência: 89 cv

Torque: ND

Transmissão: CVT – L / H

Suspensão dianteira: FOX, 230 mm de curso

Suspensão traseira: FOX, 230 mm de curso

Freio dianteiro: 214 mm de diâmetro, duplo pistão

Freio traseiro: 214 mm de diâmetro, duplo pistão

Tanque: 20,5 litros

Peso seco: 345 kg  

Peso total:  ND

 

 

Outlander 6x6 XT

Motor: Rotax V-Twin, OHC, refrigeração liquida, 8 válv.

Cilindrada: 976 cc

Potência: 89 cv

Torque: ND

Transmissão: CVT – L / H

Suspensão dianteira: FOX, 230 mm de curso

Suspensão traseira: FOX, 230 mm de curso

Freio dianteiro: 214 mm de diâmetro, duplo pistão

Freio traseiro: 214 mm de diâmetro, duplo pistão

Tanque: 20,5 litros

Peso seco: 515 kg  

Peso total:  ND

 

 

 

Please reload

© 2016 Photo and Road - ALL RIGHTS RESERVED

GET MORE FROM THE TEAM:

  • Instagram Clean
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean