Triumph Thunderbird Commander

March 23, 2016

 

 

Conforto x Potência

 

A Triumph Thunderbird Commander é a top-of-the-art quando se fala da categoria custom entre os modelos da marca britânica. Neste modelo foi injetado mais sofisticação, conforto e algumas mudanças de engenharias sobre o modelo Storm.

No visual já é possível enxergar alguns pontos de diferença entre os modelos a começar pela quantidade de cromos, muito mais presente na Commander deixando-a com um ar mais clássico. As rodas são outras, não somente no desenho mas também no tamanho, esta nova versão tem aro de 17 polegadas na dianteira e com um pneu mais “gordinho”, 140/75-17 contra 120/70-19 da Storm, as ponteiras do escapamento tem um novo desenho e por último o assento, para chegar a este assento maior e mais confortável, a engenharia da Triumph alterou parte do chassi para acomodar o novo tamanho do assento, com isto acabou alterando a caixa do filtro de ar, o receptáculo ficou menor e com esta menor vazão de ar a potencia acabou caindo de 98 cc a 5.200 rpm na Storm para 93,8 cv a 5.400 rpm na Commander. Na pratica não senti diferença na pilotagem e na potencia entre os dois modelos, a diferença mesmo ficou por conta de um  assento mais confortável. Aliás este assento tão comentado além de maior e mais confortável tem agora um encosto maior ajudando muito nas longas horas de estrada, o assento para a garupa ganhou as mesmas qualidades do modelo do piloto, como se pode ver nas fotos. Por último a Commander adotou o sistema de pedaleiras no estilo plataformas avançadas.

O modelo testado veio com alguns itens colocados como opcionais, a começar pelo encosto para a garupa, um bonita peça cromada que é uma verdadeira dádiva para o garupa, pedaleiras avançadas fixas no protetor lateral do motor, para-brisa que ajuda muito contra o vento, insetos e até um pouco de chuva e bolsas laterais em couro.

 

 

 

Um bicilindrico paralelo com duplo comando de válvulas, refrigeração liquida, pistões forjados com 107.1 mm de diâmetro e 94.3 mm de curso com 270º de intervalo de ignição, são exatos 1.699 cc que produz uma ótima potência e torque que tem como principal foco, a estrada.

A transmissão final é por correia dentada que ajuda em muito na suavidade de todo o conjunto, câmbio com seis marchas bem escalonadas e com engates macios. Suspensão dianteira com 47 mm de diâmetro e 120 mm de curso e na traseira com duplo amortecedor com ajuste de pré-carga em cinco posições e um curso de 108,5 mm, tanto na dianteira quanto na traseira a marca utilizada é Showa. O conjunto de freio dianteiro é equipado com duplo disco fixo com 310 mm de diâmetro e pinças Nissin com quatro pistões, na traseira o disco simples também tem 310 mm de diâmetro com pinça Brembo flutuante e dois pistões, ambos com ABS.

 

 

 

Um destaque na dianteira é o duplo farol montado sobre uma placa de aço cromada, o destaque sobre o tanque com 22 litros de combustível é o painel com visual clássico, velocímetro e marcador de combustível analógicos e um pequeno display com relógio, dois hodômetros parciais e um total e mais a informação de autonomia, estas informações podem ser trocadas com um toque no guidão, excelente por não precisar tirar a mão do mesmo, faltou apenas o conta-giros. As cores a disposição nas concessionárias é CRIMSON SUNSET RED LAVA RED (testada) e a PHANTOM BLACK STORM GREY. O valor sugerido sem os referidos acessórios vendidos como opcionais é de R$ 54.790,00 reais.

 

Sem duvidas uma motocicleta feita para a estrada, com muito conforto e potência.

 

Especificações

 

Triumph Thunderbird Commander

 

Motor: Bicilindrico paralelo, DOHC, refrigeração liquida

Cilindrada: 1.699 cc

Potência: 93,8 cv a 5.400 rpm

Torque: ND

Transmissão: 6 velocidades

Suspensão dianteira: telescópica, 120 mm de curso

Suspensão traseira: duplo amortecimento, 108,5 mm de curso

Freio dianteiro:310 mm de diâmetro com pinça Nissin e 4 pistões

Freio traseiro:310 mm de diâmetro com pinça Brembo e dois pistões

Tanque: 22 litros

Peso seco: 317 kg  

Peso total:  348 kg sem os acessórios

 

Fotos: Johanes Duarte

 

 

 

 

 

Please reload

© 2016 Photo and Road - ALL RIGHTS RESERVED

GET MORE FROM THE TEAM:

  • Instagram Clean
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean